Category : Central de Estudos , Livros

Clube do Livro Pena Preta – Umbanda
Logo Clube do Livro

Clube do Livro – Capas e Leituras

Ordem cronológica • Link de sugestões para comprar na Amazon

Capa – Médium - Incorporação Não é Possessão
Médium – Incorporação Não é Possessão
Autor: Alexandre Cumino
Leitura: 10/15
Capa – Tambores de Angola
Tambores de Angola
Autor: Robson Pinheiro (Ângelo Inácio)
Leitura: 07/2017
Capa – Caridade
Caridade – Amor e Perversão
Autor: Alexandre Cumino
Leitura: 10/2017
Capa – Os Arquétipos da Umbanda
Os Arquétipos da Umbanda
Autor: Rubens Saraceni
Leitura: 02/2018
Um encontro com Pai João
Um encontro com Pai João
Autor: Wanderley Oliveira
Leitura: 05/2018
O Preto-Velho Mago: Conduzindo uma Jornada Evolutiva
O Preto-Velho Mago: Conduzindo uma Jornada Evolutiva
Autor: André Cozta
Leitura: 08/2018
Umbanda: O Caminho das Pedras
Umbanda: O Caminho das Pedras
Autor: Ademir Barbosa Júnior
Leitura: 10/2018
Marabô: O Guardião das Matas
Marabô: O Guardião das Matas
Autor: José Augusto Barbosa
Leitura: 02/2019
Capa – Rosa Negra: Guardiã das Almas
Rosa Negra: Guardiã das Almas
Autores: Carlos Casimiro & Wagner Veneziani Costa
Leitura: 11/2019
Capa – O Poder da Umbanda
O Poder da Umbanda: Transformação do Terreiro Para a Vida
Autor: Rodrigo Queiroz
Leitura: 02/2020
Capa – De Exu a Preto Velho
De Exu a Preto Velho
Autor: (edição Kindle listada)
Leitura: 06/2020
Capa – Guia para quem tem guias
Guia para quem tem guias: desmistificando a Umbanda
Autores: Ricardo Hida & Bárbara Barreto
Leitura: 02/2021
Clube do Livro Pena Preta – Todos os direitos reservados

Solicitação de Senhas

Tags :

Category : Acoes Sociais , Gira , Senhas

Olá! Preencha as informações para reservar sua senha para os trabalhos espirituais.

🚨 Lembre-se é obrigatório apresentar a carteirinha de vacinação contra a covid-19 na entrada ou a foto nítida da mesma. Até lá! 🙏🏾

Solicite sua senha clicando aqui



Ao me reconhecer como Umbandista

Category : Blog

Ao me reconhecer como Umbandista, compreendi que somos uma partícula do todo, da energia criadora do Universo. Que a natureza está em nós e por isso devemos o respeito a ela.
Que nos tornamos eternos quando estamos em comunhão com esta energia. Que ela se materializa na força vibracional dos Orixás, que são desdobramentos desta energia.
Somos como a terra, a água, o fogo e o ar, e nos alimentamos do que eles nos dão.
Extraímos suas energias e essas energias se derramam sobre nossas cabeças novamente, num processo de troca, sempre contínuo, que sempre se renova todo o tempo…
A Umbanda nos ensina que a sabedoria vem das gerações, vem da ancestralidade.
Como disse o poeta:
“Somos verso e reverso Somos partícula do universo Somos prazer, também somos dor Somos causa e também efeito Somos tortos e direitos.”
A Umbanda nos motiva, nos impulsiona na busca pela melhora individual.
Sermos melhores hoje do que éramos ontem e melhores amanhã do que somos hoje porém, sem culpas ou pecados.
A Umbanda nos traz a reflexão e a busca pela compreensão de que o outro também faz parte de nós. Que somos todos fragmentos da mesma origem, o que nos torna um só.
Que a CARIDADE é verdadeiramente o ÚNICO caminho a seguir.
Somos como as estrelas, nascemos e morremos todos os dias.
A Umbanda nos ensina que Olorum quando criou o ser humano, colocou os olhos e os pés voltados para a mesma direção, com a cabeça no limite para que possamos olhar para os lados e avaliar o melhor caminho a seguir.
Nos pés está o nosso destino, e na cabeça, a bússola que nos dá a direção certa, o melhor plano, sempre lembrando que, o passado é uma lição de vida que, pode ou não ser aprendida, cada vez que o presente acaba de riscar no chão uma frase, ela deixa de ser presente e volta ao passado, então, temos que aprender que o tempo onde podemos operar é unicamente o tempo do agora, o resto, o passado e o futuro, são escravos do tempo, já que só ele pode se encarregar de resolver suas questões.
Na Umbanda, viver é aprender, aprender é ensinar e ensinar é RE- aprender.
Nosso Ori, traz a sabedoria dos ancestrais, e nossos guias nos ajudam nesta caminhada.
A força está dentro de nós e não fora.
Nosso tempo é HOJE !!!
A fé é uma evidência da vida e não se impõe a ninguém.
Eu sou FELIZ e grato por me reconhecer Umbandista.

“Read More”

O altar do nosso Terreiro e seus fundamentos

Qual a função do altar em um Centro de Umbanda?

O altar do nosso terreiro de Umbanda é um ponto de força que atrai as energias do “Altíssimo” e se condensa de cima para baixo, as pessoas que ali estão recebem essa energia expansora e purificadora. Segundo mãe Elza, dirigente da casa: “Quando estou ajoelhada em frente ao altar, faço as evocações pedindo a pai Oxalá que envie Suas energias e forças e, que cada um possa ser beneficiado de acordo com seu merecimento.

De acordo com Luciano Rizzo, médium de Umbanda há mais de quinze anos e estudante de sacerdócio, “o altar é um ponto de força sustentador dos trabalhos do terreiro, um ponto ativo, nunca adormecido”.

<foto do Altar>

Como está organizado o altar da Tenda de Umbanda Pai Oxalá e Caboclo Pena Preta?

No ponto mais alto, a imagem de Jesus Cristo, sincretizado na Umbanda com Oxalá juntamente com o Pombinho Branco, representando o Divino Espirito Santo.

<foto do pai oxalá>

Na prateleira do meio, as imagens dos orixás sincretizados com os santos católicos e orixás africanos.

<foto dos orixas>

Logo abaixo as imagens dos guias espirituais: Preto Velho, Criança…

<foto do 3 prateleira>

o chão, temos o ponto de força de Pai Xangô na pedreira. No meio, o portal gerador de mãe Iemanjá e Marinheiros com conchas, água do mar e areia. Ao lado dos atabaques, o ponto de força de Mamãe Oxum na fonte, abastecido sempre com água de cachoeira e, como está em constante movimento, esta água é magnetizada. “A cada trabalho, quando faço a evocação nesse portal de mãe Oxum, peço que o movimento das águas possa irradiar amor a todos os sacerdotes, médiuns e consulentes da nossa casa”, diz mãe Elza.

<fotos dos portais do chão>

Existe um ponto de força de Pai Ogum em nossa casa?

Na porta do terreiro, encontramos um vaso com espadas de São Jorge, a firmeza de Pai Ogum Beira Mar (Ogum de trabalho da dirigente da casa). Esse portal é sempre ativado usando copo com água do mar e vela vermelha. A evocação é feita pedindo a pai Ogum que cuide da nossa porta e, que só permita a entrada de encarnados e desencarnados que estejam afinizados com sua evolução e renovação.

<fotos vaso de Ogum>

E o altar dos Ciganos?

No corredor, junto à assistência, temos o altar de Santa Sara Kali e o povo Cigano. Fazendo uma analogia às viagens e peregrinação desse povo que dizem que seu altar é o tempo e o céu.

<Altar do ciganos>

O que significa “Cruzeiro das Almas”?

No Cruzeiro das Santas Almas fazemos as evocações pedindo a pai Obaluayiê e Omolu o encaminhamento dos irmãos desencarnados. Evocamos às Santas Almas Benditas que possam levar luz e esclarecimentos para aqueles que estão perdidos na escuridão. Imaginem quantos irmãozinhos desencarnam sem saberem que morreram? Sem se darem conta que a vida continua após o desencarne, que quem morre é o corpo, o espírito é eterno?

Nesse portal também podemos pedir pela saúde dos enfermos e acamados ou agradecer aos Pretos Velhos pela ajuda recebida.

<foto do cruzeiro das almas>

Sou médium de Umbanda, posso ter um altar em minha casa?

Claro! Lembrando que esse altar será o ponto de força da sua casa, podendo ser compartilhado por diferentes pessoas da mesma família. Nesse altar poderá estar acesa a vela do Anjo de Guarda, orixás ou guias espirituais.

O lugar onde ficará o altar deve ser apropriado, NUNCA dentro do banheiro por ser um local onde se eliminam e descarregam negatividades do corpo.

Segundo mãe Elza, o médium deve organizar seu altar de acordo com seu espaço disponível. Os itens utilizados também variam de acordo com o gosto de cada um: muitas vezes usam-se poucas imagens que podem ser substituídas por otás (pedras específicas dos orixás), flor, vela ou quartinha com elemento do orixá. O altar da casa do médium não necessita ser igual ao altar do terreiro, em tamanho ou quantidade de elementos. A quantidade de elementos não significa que seja um altar mais forte ou mais fraco, disso depende a fé de cada um. Como o altar é um ponto de força, deve ser respeitado, limpo e organizado.

Muito cuidado ao acender velas em prateleiras de madeira, em caso da vela explodir pode pegar fogo. Use sempre o copo de vidro para proteger a vela caso bata um vento ela não caia no chão, causando um incêndio. O fogo queima!

Atenção também com a distância do altar ao teto para que não fique preto devido a chama da vela.

Meu orixá mora dentro da imagem no meu altar?

NÃO! Vale lembrar que as imagens são símbolos representativos dos orixás e guias espirituais. Elas estão no altar para facilitar nossa concentração, ou seja, dar forma aos nossos pedidos, pensamentos e firmamentos já que como seres humanos a concentração ainda é uma dificuldade para nós.

As imagens ou elementos dispostos no altar devem ser cruzadas (pelos guias espirituais no terreiro) e respeitadas mas nunca idolatradas.

Elza Maria Firmino da Silva

 


Exú

É o responsável pelos transportes das oferendas para os orixás.
Por esse motivo, sempre oferendamos Exú em primeiro lugar para que assim, satisfeito, possa fazer o “seu trabalho”, direito.
Esse orixá representa a energia criadora além do vigor da sexualidade. São os senhores dos nossos caminhos, é quem abre e fecha. Nos ajuda a encontrar meios para o nosso progresso, além da segurança, protegendo contra os mais diversos perigos e inimigos.

O que preciso saber sobre Exú:
 

Talvez a associação de Exú com o franciscano Santo Antônio, peregrino, missionário, que caminhava sempre, do século XIII, seja porque tenha sido canonizado no dia da pentecoste. À essa data se associam “línguas de fogo descendo do céu” e fogo, é o elemento de Exú.

Elza Maria Firmino da Silva


Teste de Impressão

Category : Sem categoria

01/09/2025
  • DESENVOLVIMENTO MEDIÚNICO (Trabalho fechado restrito aos médiuns da casa)

    01/09/2025 @ 20:00 - 22:00

04/09/2025
  • Trabalhos Espirituais: atendimento de passe. As senhas serão entregues "em mãos". NÃO PEÇA SENHA PARA SEU COLEGA OU FAMILIAR! Sua postura está intimamente ligada ao bom andamento dos Trabalhos Espirituais. Senhas disponíveis: 18h30 às 21h30.

    04/09/2025 @ 20:00 - 22:00

08/09/2025
  • DESENVOLVIMENTO MEDIÚNICO (Trabalho fechado restrito aos médiuns da casa)

    08/09/2025 @ 20:00 - 22:00

11/09/2025
  • Trabalhos Espirituais: atendimento de passe. As senhas serão entregues "em mãos". NÃO PEÇA SENHA PARA SEU COLEGA OU FAMILIAR! Sua postura está intimamente ligada ao bom andamento dos Trabalhos Espirituais. Senhas disponíveis: 18h30 às 21h30.

    11/09/2025 @ 20:00 - 22:00

15/09/2025
  • DESENVOLVIMENTO MEDIÚNICO (Trabalho fechado restrito aos médiuns da casa)

    15/09/2025 @ 20:00 - 22:00

18/09/2025
  • Trabalhos Espirituais: atendimento de passe. As senhas serão entregues "em mãos". NÃO PEÇA SENHA PARA SEU COLEGA OU FAMILIAR! Sua postura está intimamente ligada ao bom andamento dos Trabalhos Espirituais. Senhas disponíveis: 18h30 às 21h30.

    18/09/2025 @ 20:00 - 22:00

22/09/2025
  • DESENVOLVIMENTO MEDIÚNICO (Trabalho fechado restrito aos médiuns da casa)

    22/09/2025 @ 20:00 - 22:00

25/09/2025
  • GIRA CANCELADA EM VIRTUDE DA FESTA DE COSME E DAMIÃO

    25/09/2025 @ 20:00 - 22:00

28/09/2025
  • Festa de Cosme e Damião R$30,00 pagos na cantina até 20/09. Crianças até 12 anos não pagam. Local: Chácara AABB - Associação Atlética Banco do Brasil - rua Álvaro da Silva Madeira, 1000, Jardim Borda do Campo, São Bernardo do Campo, São Paulo *Importante: levar lanche individual e água para consumo próprio. **Crianças não podem ficar desacompanhadas.

    28/09/2025 @ 10:00 - 14:00
    Chácara AABB - Associação Atlética Banco Do Brasil, Rua Álvaro da Silva Madeira, 1000 - Vila Jurubatuba, São Bernardo do Campo - SP, 09832, Brasil

29/09/2025
  • DESENVOLVIMENTO MEDIÚNICO (Trabalho fechado restrito aos médiuns da casa)

    29/09/2025 @ 20:00 - 22:00

30/09/2025
  • Magia Divina - Atendimento ao Público

    30/09/2025 @ 20:00 - 22:00



A ânsia pelo amanhã, o desperdício do hoje e a importância em demasia do ontem

Bença Tios e Tias,

Queria começar nossa conversa perguntando porque tanto sofrimento pelo que foi feito e não podemos mudar? E porque tanta vontade de saber como será o amanhã se você não viver o hoje?

Não acreditam que para ser feliz colhemos de nossa própria arvore da vida tudo o que plantamos e que para colhermos temos que plantar hoje!

“Read More”

A Quaresma

Category : Blog

Pessoal ainda sobre a quaresma, a preta velha que eu trabalho, que é da linhagem das Cambinas (Vovó Bina), nos deixou o seguinte recado “que resguardamos os Orixás pois, quando Olorun, Deus, os criou foi à partir de suas qualidades, então cada Orixá é uma parte de Deus, e quando Jesus, seu filho esteve nessa terra e passou por todo sofrimento, todos os Orixás assim como Deus sentiram por ele, então em sinal de respeito não trabalhamos em terra com eles na quaresma.”

Fabiana / Vovó Bina


Terapeuta Transpessoal

Category : Anuncios

Juliana Rizzo
Sessões de 1hora, Quinzenal ou Semanal (depende da necessidade e condições do cliente).

Promoção para médiuns e consulentes da Tenda – PACOTE incluso sessões de terapia e Floral de Bach.
Atendimento: Sacomã (próximo ao metrô), Vila Mariana e Metrô Santa Cruz. (todos os locais são de fácil acesso).

Contato: Juliana Rizzo
Whatsapp: (011) 98095-8576
Email e Skype: terapeuta.julianarizzo@hotmail.com
Curta minha página no face: @terapeutajulianarizzo
Acesse o Site