Monthly Archives: março 2016

Introdução a Atabaque

– Material Didático (Em Breve)
– Video Aulas:


Oração à Oxóssi e caboclos

PRECE A OXÓSSI – I

Oh caçador!
Guerreiro de uma única flecha. Rei das Matas, Rei da Umbanda.
Pai da Inspiração e da esperança dê-me as bênçãos da prosperidade e inspira-me os pensamentos do bem.
Ajuda-me no sustento da minha fé para que possa cumprir com minhas obrigações e meus deveres neste mundo.
Indica-me com sua flecha sagrada os verdadeiros caminhos da prosperidade.

Salve pai Oxóssi
Okê, aro!

PRECE AO CABOCLO – II

Caboclo, sua benção!

Agradeço todas as lições de coragem, força, determinação e humildade. Com passos firmes, me ensinou a andar. Com sabedoria, me ensinou a apurar os ouvidos para distinguir o canto dos pássaros, o ruído das folhas, os passos dos que chegam para destruir as florestas.
Ando e corro pelas matas, sob o brilho dos teus olhos, sabendo que, pés plantados no chão e corpo flexível, escorrego mas não caio. Não há limo nas pedras que me derrube quando estás por perto para me ensinar onde pisar.
A Umbanda nasce do brado de um caboclo e é na Umbanda que aprendo a bradar e a ficar em silêncio. Aprendo a ser corajoso sem ser agressivo. A ser paciente sem perder o foco. A distinguir entre a folha que salva e o veneno que mata. A ser digno com humildade.
Agradeço as lições de sabedoria, as lições de sobrevivência para os momentos de perigo. Agradeço por me apurares os olhos e as mãos para eu identificar melhor e aprender a desarmar armadilhas.
Caboclo do verde de Oxóssi, és terra, água, fogo e ar combinados em harmonia. És mestre porque sabes ser discípulo. És cacique e pajé, por isso batizas, curas, limpas, consagras e cruza.
Eu sigo dançando na sua pisada.
Eu sigo os caminhos marcados por pedras, paus e folhas que deixas para mim. Eu sigo os caminhos riscados pela pemba.
Eu sigo até os caminhos e eu nos tornarmos um.

Okê, Caboclo!

(Ademir Barbosa Júnior –
texto adaptado)


Oração do perdão

Buscando eliminar todos os bloqueios que atrapalham minha evolução, dedicarei alguns minutos para perdoar.
A partir deste momento, eu perdôo todas as pessoas que de alguma forma me ofenderam, me injuriaram, me prejudicaram ou me causam dificuldades desnecessárias.
Perdoo sinceramente quem me rejeitou, me odiou me abandonou, me traiu, me ridicularizou, me humilhou, me amedrontou, me iludiu.
Perdoo, especialmente, quem me provocou até que eu perdesse a paciência e reagisse violentamente, para depois me fazer sentir vergonha, remorso e culpa inadequada.
Reconheço que também fui responsável pelas agressões que recebi, pois, várias vezes, confiei em indivíduos negativos, permiti que me fizessem de bobo e descarregassem sobre mim seu mau caráter.
Por longos anos suportei maus tratos, humilhações, perdendo tempo e energia, na tentativa inútil de conseguir um bom relacionamento com essas criaturas. Já estou livre da necessidade compulsiva de sofrer e livre da obrigação de conviver com indivíduos e ambientes tóxicos.
Iniciei agora, uma nova etapa na minha vida, em companhia de gente amiga, sadia e competente: queremos compartilhar sentimentos nobres, enquanto trabalhamos pelo progresso de todos nós.
Jamais voltarei a me queixar, falando sobre mágoas e pessoas negativas. Se por acaso pensar nelas, lembrarei que já estão perdoadas e descartadas de minha vida íntima definitivamente.
Agradeço pelas dificuldades que essas pessoas me causaram, pois isso me ajudou a evoluir, do nível humano comum ao nível espiritualizado em que estou agora. Quando me lembrar das pessoas que me fizeram sofrer, procurarei valorizar suas boas qualidades, e pedirei ao Criador que as perdoe também, evitando que elas sejam castigadas pela lei da causa e efeito, nesta vida ou em futuras.
Dou razão a todas as pessoas que rejeitaram meu amor e minhas boas intenções, pois reconheço que é um direito que assiste a cada um me repelir, não me corresponder e me afastar de suas vidas.
(Fazer uma pausa, respirar profundamente algumas vezes, para acúmulo de energia).
Agora, sinceramente, peço perdão a todas as pessoas a quem, de alguma forma, consciente e inconsciente, eu ofendi, injuriei, prejudiquei ou desagradei.
Analisando e fazendo julgamento de tudo que realizei ao longo de toda minha vida, vejo que o valor de minhas boas ações é suficiente para pagar todas minhas dívidas, e resgatar todas minhas culpas, deixando um saldo positivo a meu favor.
Sinto-me em paz com minha consciência e de cabeça erguida, respiro profundamente, prendo o ar e me concentro para enviar uma corrente de energia destinada ao Eu Superior.
Ao relaxar, minhas sensações revelam que este contato foi restabelecido.
Agora dirijo uma mensagem de fé ao meu Eu Superior, pedindo orientação, proteção e ajuda, para a realização, em ritmo acelerado, de um projeto muito importante que estou mentalizando e para o qual já estou trabalhando com dedicação e amor.
Agradeço de todo coração, as pessoas que me ajudaram e comprometo-me a retribuir trabalhando para o bem do próximo, atuando como agente catalisador do entusiasmo, prosperidade e auto-realização.
Tudo farei, em harmonia com as leis da natureza e com a permissão do nosso Criador, eterno, infinito, indescritível, que eu, intuitivamente, sinto como o único poder real, atuante dentro e fora de mim.

Assim seja, assim é e assim será!
(Autor Desconhecido)