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O altar do nosso Terreiro e seus fundamentos

Qual a função do altar em um Centro de Umbanda?

O altar do nosso terreiro de Umbanda é um ponto de força que atrai as energias do “Altíssimo” e se condensa de cima para baixo, as pessoas que ali estão recebem essa energia expansora e purificadora. Segundo mãe Elza, dirigente da casa: “Quando estou ajoelhada em frente ao altar, faço as evocações pedindo a pai Oxalá que envie Suas energias e forças e, que cada um possa ser beneficiado de acordo com seu merecimento.

De acordo com Luciano Rizzo, médium de Umbanda há mais de quinze anos e estudante de sacerdócio, “o altar é um ponto de força sustentador dos trabalhos do terreiro, um ponto ativo, nunca adormecido”.

<foto do Altar>

Como está organizado o altar da Tenda de Umbanda Pai Oxalá e Caboclo Pena Preta?

No ponto mais alto, a imagem de Jesus Cristo, sincretizado na Umbanda com Oxalá juntamente com o Pombinho Branco, representando o Divino Espirito Santo.

<foto do pai oxalá>

Na prateleira do meio, as imagens dos orixás sincretizados com os santos católicos e orixás africanos.

<foto dos orixas>

Logo abaixo as imagens dos guias espirituais: Preto Velho, Criança…

<foto do 3 prateleira>

o chão, temos o ponto de força de Pai Xangô na pedreira. No meio, o portal gerador de mãe Iemanjá e Marinheiros com conchas, água do mar e areia. Ao lado dos atabaques, o ponto de força de Mamãe Oxum na fonte, abastecido sempre com água de cachoeira e, como está em constante movimento, esta água é magnetizada. “A cada trabalho, quando faço a evocação nesse portal de mãe Oxum, peço que o movimento das águas possa irradiar amor a todos os sacerdotes, médiuns e consulentes da nossa casa”, diz mãe Elza.

<fotos dos portais do chão>

Existe um ponto de força de Pai Ogum em nossa casa?

Na porta do terreiro, encontramos um vaso com espadas de São Jorge, a firmeza de Pai Ogum Beira Mar (Ogum de trabalho da dirigente da casa). Esse portal é sempre ativado usando copo com água do mar e vela vermelha. A evocação é feita pedindo a pai Ogum que cuide da nossa porta e, que só permita a entrada de encarnados e desencarnados que estejam afinizados com sua evolução e renovação.

<fotos vaso de Ogum>

E o altar dos Ciganos?

No corredor, junto à assistência, temos o altar de Santa Sara Kali e o povo Cigano. Fazendo uma analogia às viagens e peregrinação desse povo que dizem que seu altar é o tempo e o céu.

<Altar do ciganos>

O que significa “Cruzeiro das Almas”?

No Cruzeiro das Santas Almas fazemos as evocações pedindo a pai Obaluayiê e Omolu o encaminhamento dos irmãos desencarnados. Evocamos às Santas Almas Benditas que possam levar luz e esclarecimentos para aqueles que estão perdidos na escuridão. Imaginem quantos irmãozinhos desencarnam sem saberem que morreram? Sem se darem conta que a vida continua após o desencarne, que quem morre é o corpo, o espírito é eterno?

Nesse portal também podemos pedir pela saúde dos enfermos e acamados ou agradecer aos Pretos Velhos pela ajuda recebida.

<foto do cruzeiro das almas>

Sou médium de Umbanda, posso ter um altar em minha casa?

Claro! Lembrando que esse altar será o ponto de força da sua casa, podendo ser compartilhado por diferentes pessoas da mesma família. Nesse altar poderá estar acesa a vela do Anjo de Guarda, orixás ou guias espirituais.

O lugar onde ficará o altar deve ser apropriado, NUNCA dentro do banheiro por ser um local onde se eliminam e descarregam negatividades do corpo.

Segundo mãe Elza, o médium deve organizar seu altar de acordo com seu espaço disponível. Os itens utilizados também variam de acordo com o gosto de cada um: muitas vezes usam-se poucas imagens que podem ser substituídas por otás (pedras específicas dos orixás), flor, vela ou quartinha com elemento do orixá. O altar da casa do médium não necessita ser igual ao altar do terreiro, em tamanho ou quantidade de elementos. A quantidade de elementos não significa que seja um altar mais forte ou mais fraco, disso depende a fé de cada um. Como o altar é um ponto de força, deve ser respeitado, limpo e organizado.

Muito cuidado ao acender velas em prateleiras de madeira, em caso da vela explodir pode pegar fogo. Use sempre o copo de vidro para proteger a vela caso bata um vento ela não caia no chão, causando um incêndio. O fogo queima!

Atenção também com a distância do altar ao teto para que não fique preto devido a chama da vela.

Meu orixá mora dentro da imagem no meu altar?

NÃO! Vale lembrar que as imagens são símbolos representativos dos orixás e guias espirituais. Elas estão no altar para facilitar nossa concentração, ou seja, dar forma aos nossos pedidos, pensamentos e firmamentos já que como seres humanos a concentração ainda é uma dificuldade para nós.

As imagens ou elementos dispostos no altar devem ser cruzadas (pelos guias espirituais no terreiro) e respeitadas mas nunca idolatradas.

Elza Maria Firmino da Silva

 


Exú

É o responsável pelos transportes das oferendas para os orixás.
Por esse motivo, sempre oferendamos Exú em primeiro lugar para que assim, satisfeito, possa fazer o “seu trabalho”, direito.
Esse orixá representa a energia criadora além do vigor da sexualidade. São os senhores dos nossos caminhos, é quem abre e fecha. Nos ajuda a encontrar meios para o nosso progresso, além da segurança, protegendo contra os mais diversos perigos e inimigos.

O que preciso saber sobre Exú:
 

Talvez a associação de Exú com o franciscano Santo Antônio, peregrino, missionário, que caminhava sempre, do século XIII, seja porque tenha sido canonizado no dia da pentecoste. À essa data se associam “línguas de fogo descendo do céu” e fogo, é o elemento de Exú.

Elza Maria Firmino da Silva