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A linha das crianças na Umbanda

Muitos não conseguem ver a importância dos trabalhos das Crianças, não percebendo o quanto elas realizam apenas “brincando” e “comendo doces”.

Muitas crianças que incorporam na Umbanda são seres encantados que nunca encarnaram. Estão mais ligadas ao plano encantado da natureza do que ao plano humano. Crianças vibram as forças da natureza de forma sutil, mas de forma intensa. Na Umbanda, o “mistério das Crianças” é regido pelo orixá Oxumaré, que é o orixá da renovação, da vida em suas dimensões naturais.

Quando incorporadas, vibram o tempo todo a energia encantada do reino a que estão ligadas: se trabalham sob a influência do Ar, são alegres e expansivas. Se são da linha do Fogo, são facilmente irritáveis. Se são da Terra, são caladas. Se são da linha de Iemanjá ou Oxum, são extremamente carinhosas. Ao consulente cabe apenas entrar em sintonia infantil, brincando e comendo doce, que se dará sua limpeza espiritual.

Crianças estão muito ligadas às cores, ao arco-íris, alegria, desprendimento material e pureza. As crianças não são espíritos adultos se passando por crianças, o que não seria nada natural, mas sim, espíritos infantis, ou seja, espíritos que não se humanizaram por completo.

Para vir à Umbanda, passam por um preparo no astral que elas chamam de escolinha. Respondem no grau de guias, pois tem muito a dar. Trabalhando como guardiões dos pontos de força do reino elementar, trabalham com irradiações muito fortes e puras na sua origem. Têm grande facilidade em curar doenças, desde que essas possam ser tratadas com seus elementos ativos. Por esse motivo foram identificados como Cosme e Damião, santos cristãos curadores que trabalhavam com a magia dos elementos e, como Ibeji, gêmeos encantados do ritual africano.

“Cosme e Damião
a sua casa cheira,
Cheira cravo e rosa
Cheira flor da laranjeira”
Fonte: Jornal de Umbanda Sagrada‏


Oxóssi

EXPLANAÇÃO SOBRE PAI OXÓSSI

Pai Oxóssi é em si mesmo o conhecimento divino que ensina todas as pessoas a se conhecerem por intermédio de nosso Divino Criador. É o orixá que irradia essa qualidade o tempo todo e é em si mesmo a onisciência de Deus. O orixá Oxóssi é o mistério doutrinador  por excelência e faz com que busquemos a compreensão e a fixação do saber.

Oxo significa caçador. Ossi significa noturno. Logo, Oxóssi é o caçador noturno. É o orixá caçador que caça e busca conhecimento, que leva as pessoas ao saber ordenado e sem desvirtuamento das doutrinas divinas. Ele é o orixá que traz o alimento da fé e do saber religioso. Tanto para os espíritos mais iluminados quanto para os menos iluminados.

Quando Oxóssi atira sua flecha, ele não erra o alvo e traz na ponta dela o conhecimento doutrinário necessário para não haver estagnação e paralisação mental das pessoas. Oxossi irradia duas linhas de ação: uma estimula o ser a buscar o conhecimento e a outra a usar o que já sabe em benefício das pessoas, da coletividade. Ele vibra o conhecimento para os seres regidos por esse mistério.

Oxóssi é a divindade que tem o grau de guardião dos mistérios da natureza. É vegetal e guardião do segredo medicinal das folhas. A irradiação de Oxóssi é curadora, vegetal, curando as doenças emocionais e os desequilíbrios energéticos que se expressam nos corpos materiais. Muitas vezes as doenças não são diagnosticadas por exames laboratoriais de rotina, por terem um fundo emocional e de desequilíbrio energético, que surgem a partir da aceitação dos conceitos errôneos, paralisadores na vida das pessoas.

Enfim, Oxóssi é o doutrinador natural que esclarece e, a partir do conhecimento divino, vai religando-os a Deus e a toda sua criação. Por ser o conhecimento que está em tudo e em todos, é tido como a Divindade que aguça o raciocínio, esclarece e expande as faculdades mentais, ligadas ao aprendizado dos ensinamentos, principalmente do religioso, estimulando-os a buscar Deus sem fanatismo ou emotividade, mas com conhecimento racional e fé.

SAIBA MAIS
Elemento: Vegetal – ar
Sentido divino: Conhecimento
Fatores principais: Expansor – buscador
Atribuição: Irradiar a todos os seres o sentido do saber
Pólo magnético: Masculino / positivo
Ervas: Guiné, picão, abacateiro, alecrim, capim cidreira…
Flores: Todas
Frutas e alimentos: Abacate, moranga, grãos, trigo, carambola, milho verde e cerveja branca.
Cor da vela: Verde ou branca
Linha de trabalho: Caboclos

 

OS CABOCLOS
Há Caboclos (as) de todos os orixás, mas as linhas de trabalho dos nossos queridos Caboclos e Caboclas no ritual da Umbanda Sagrada são sustentadas pelo mistério do orixá Oxóssi.

Os Caboclos e Caboclas são doutrinadores de nossa fé, amor, conhecimento, Lei, evolução e geração. São trabalhadores dos mistérios à direita dos Sagrados orixás. Sua linha é forte, pois são aguerridos, persistentes e movimentam essências dos Tronos de Deus.

Os Caboclos e Caboclas de Oxóssi trabalham com velas verdes, manipulam elementos como ervas, sementes, frutos, raízes, flores, pedras, essências, fitas, penas e pembas. Suas formas plasmadas e vestimentas simbólicas são iguais ao hierarca da falange.

São persistentes, amorosos, simples, humildes e vibram quando seu “médium” trabalha corretamente com seu corpo físico e espiritual, entregando-se à evolução íntima constante e com conduta moral elevada.

Fonte: Manual Doutrinário, Ritualístico e Comportamental Umbandista
Lurdes de Campos Vieira
Rubens Saraceni
Editora Madras


Saudando guias e orixás na Umbanda

ORIXÁS
Oxalá – Oxalá Yê meu Pai / Exê Babá! (O Senhor realiza / Obrigado Pai)
Oiá – Olha o tempo, minha mãe!
Oxum – Ora Yê iê, ô! (Olhe por nós, mãezinha!)
Oxumaré – Arroboboio! (Senhor das águas supremas)
Oxossi – Oke Arô! (Dê seu brado, majestade!)
Obá – Akirô Oba Yê! (Eu saúdo o seu conhecimento, senhora da Terra!)
Xangô – Kaô Kabecilê! (Permita-me vê-lo, majestade!)
Egunitá – Kali Yê, minha mãe! (Salve a Senhora negra, minha mãe!)
Ogum – Ogum Yê, meu pai! (Salve o senhor da guerra!)
Iansã – Eparrei, Iansã! (Salve o raio, Iansã!)
Obaluaiê – Atotô, meu pai! (Peço quietude, meu pai!)
Nana Buruquê – Saluba Nanã! (Salve a mãe das águas pantaneiras!)
Iemanjá – Adoci-Yaba / Odoiá, minha mãe! (Salve a senhora da água!)
Omolu – Atotô, meu pai / Omolu Yê! (Peço quietude, meu pai! Salve o senhor Omolu!)

GUIAS
Exu – Laroyê Exu / Exu Omojubá! (olhe por mim, Exu/Vós sois grande, Exu, ou Eu me curvo a ti, vós sois poderoso, Exu!)
Pombagira – Salve a senhora Pombagira! Pombagira saravá! (Salve a senhora Pombagira!)
Exu Mirim – Laroyê, Exu Mirim! (Olhe por mim, Exu Mirim!)
Pretos Velhos – Adorei as almas!
Caboclos – Okê Caboclos! (Dê seu brado, Caboclo!)
Crianças – Oni Beijada! (Salve os irmãos do altar!)
Baianos – É da Bahia / Salve a Bahia, meu Pai!
Marinheiros – Salve a marujada / Salve o povo do mar!
Boiadeiros – Jetuá, Boiadeiros /Marambá!
Ciganos – Salve o povo do Oriente /Salve Santa Sara Kali!

Fonte: Manual Doutrinário, Ritualístico e Comportamental Umbandista – Madras Editora