História

Patronos

A Tenda de Umbanda Pai Oxalá e Caboclo Pena Preta nasceu no coração da família Firmino, do patriarca Idair Jesus Firmino. Desde os primeiros trabalhos, a casa sempre foi muito procurada por amigos necessitados de conselhos ou passes espirituais. A fama de vovó Catarina e pai Pena Preta espalhou-se rapidamente, trazendo cada vez mais conhecidos para o ambiente espiritual.

Sentindo a necessidade de maior orientação, Idair ganhou de presente de uma prima um livro da Federação Mãe Senhora Aparecida, casa dirigida por Elídio Nascimento.
Após conhecê-lo pessoalmente e sentir confiança em seu trabalho, dedicou-se à formação sacerdotal, formando-se em 22 de dezembro de 1994.

Durante anos, os trabalhos espirituais da tenda foram realizadas na Praia Grande, no litoral paulista, onde residia a família. Em determinado momento, por questões de espaço físico, o dirigente passou a realizar os trabalhos quinzenalmente no Santuário Ecológico da Umbanda, no ABC paulista.

Após três anos no novo espaço, o Senhor Caboclo das Sete Pedreiras manifestou-se incorporado na também dirigente Nair Pedro Firmino, dizendo que já era chegada a hora de ter um local fixo para a realização dos trabalhos. Nascia então a ideia de adquirir uma casa fixa, com todos os fundamentos e a atenção que merece uma tenda de Umbanda.

Muitas foram as buscas para encontrar um lugar onde não houvesse o preconceito em sediar um terreiro de Umbanda. Quando os proprietários dos lugares sabiam dos objetivos de Idair e Nair, se negavam a locar.

Até que um dia, durante um trabalho especial no Santuário, uma antiga amiga e vizinha ofereceu a casa que estava para alugar. Após pequenas reformas, a nova sede ganhou vida e foi inaugurada em 4 de agosto de 2009, em Santo André (SP).

No início de 2011, Idair e Nair passaram a direção da casa à filha, Elza Maria Firmino da Silva e ao esposo Wilson Soares da Silva, os atuais comandantes dos trabalhos.

“Orgulho-me em dizer que os ensinamentos aprendidos serão transmitidos a essa nova geração de umbandistas que chegam a cada dia em nossa casa. Continuaremos elevando o nome de nossa religião com base na humildade e caridade, conforme aprendemos e nos orgulhamos em seguir”, comenta Elza Maria.

Patronos_2

Ponto Riscado do Caboclo Pena Preta

Todo ponto riscado por uma entidade tem seus fundamentos, história e mistérios. Não são símbolos aleatórios. Quer saber o que significa o ponto riscado do Pai Pena Preta, entidade responsável pela nossa casa? Assista ao vídeo do Sr. Idair, médium, dirigente e fundador da Tenda de Umbanda Pai Oxalá e Caboclo Pena Preta.