Monthly Archives: fevereiro 2015

Evangelho no lar – Oiá

Ritual: acender a vela branca ladeada com as pétalas, ervas e a jarra com água. Pode-se acender um incenso. Caso tenha algum nome ou foto, colocar ao lado da vela.

Oração: rezar a Ave Maria, o Pai Nosso ou outra que seja do agrado iniciando assim a sessão do Evangelho.

Leitura do texto

Explanação: as pessoas que se sentirem a vontade, poderão expor suas opiniões em relação ao texto.

Evocação:
Amada mãe Oiá! Estamos aqui postados diante de vós, para pedir bênçãos e sustentação para o nosso lar. Livre-nos das tentações, esgote nossos excessos de emotividade e irradie sobre nossa casa, sua luz pura e cristalina.
Beneficie-nos, Mãe Querida com seu giro cósmico positivo e ordenador e com vossa capacidade de acelerar nossa jornada evolutiva no plano da matéria, dinamizando nosso processo cármico, regidos pela lei, pela justiça e pelo amor de Cristo.
Conduza-nos, Divina Mãe, com seu amor, nos campos luminosos e também nos campos escuros, livrando-nos das perseguições e ajudando-nos com vossa proteção.

Salve mãe Oiá, salve o Tempo!

Encerramento: ao termino do culto, as pessoas poderão beber a água fluidificada.
Os moradores poderão se beneficiar com banho utilizando as pétalas das flores ou ervas.

Religiosidade
Religiosidade é a vivência equilibrada da fé, em todos os momentos de nossa vida. A religião é a viga mestra da estrutura que direciona os seres e os congrega em torno de Divindades acolhedoras, amorosas e irradiadoras das qualidades de Deus Pai.

O Tempo é a chave do mistério da fé, regido por nossa amada mãe Oiá, porque é na eternidade do Tempo e na infinitude de Deus que todas as evoluções acontecem. Na casa de Deus encontramos a luz necessária para nos auxiliar a superarmos os obstáculos, sem fraquejar diante das perturbações.

O ser humano é um ser religioso por natureza e, quando está em perfeita sintonia com a Fé, acredita ser verdadeiro filho de Deus e supera todas as barreiras interpostas em seu caminho.
Religiosidade significa vivenciar os princípios Divinos que regem a criação. A verdadeira religiosidade é o cultivo da fé em Deus, amor à Sua

Criação Divina, respeito com as criaturas e um sentimento de fraternidade com os semelhantes, não importando raça, cor ou religião.
Religiosidade é um aperfeiçoamento interno dos pensamentos, sentimentos, condutas pessoais, expectativas, posturas sociais e religiosas. É prática diária na vida. É servir à Deus. É estarmos com nosso íntimo ligado à Ele. É seguirmos um caminho de aperfeiçoamento próprio, de vitória sobre nós mesmos.

Mãe Oiá alimenta a alma de seus filhos com sua irradiação sempre que estão trilhando o caminho reto da fé, ladeados pelo amor e pela justiça Divina.
Que mãe Oiá, com suas ondas magnetizadoras possa abençoar esse lar, trazendo o fortalecimento da religiosidade em todos os seres aqui presentes.

Salve nossa mãe Oiá!
(Manual doutrinário ritualístico e comportamental umbandista – Editora Madras)


A quaresma do umbandista

 

004

Em tempos derradeiros, em que cada vez mais as pessoas vivem distantes de sua fé, deve o umbandista adotar uma postura cuidadosa e peculiar ligada a sua religião.

Sabemos que a Umbanda herdou em suas origens a essência de todas as religiões. Desse modo, precisamos estar atentos aos 40 dias que antecedem a Páscoa, o renascimento de Cristo para sua vida eterna longe dos pecados e das investidas do mal.

Na quaresma, é comum o médium sentir um desconforto ou presença de espíritos menos evoluídos. Isso se dá devido à grande e mística maneira do ser humano projetar no meio em que vive padrões que, caso sejam recorrentes e grupais podem, sim, evoluir para uma carga energética negativa. Os planos menos evoluídos se servem dessas vibrações negativas e ficam mais fortes.

Mas afinal, como o médium deve agir no período de quaresma?
Cabe ao médium cuidar de sua própria proteção. O médium não deve se envergonhar de trabalhar para si ou pedir a seu favor para os guias e Orixás. Nesse momento, o orar e vigiar que tanto é falado deve ser intensificado.

Temos abaixo um roteiro para a proteção do médium:

VELA E PRECE
Acender uma vela branca de sete dias para seu Anjo da Guarda. Todos os dias enquanto essa vela estiver acesa, escolher a melhor hora (todos os dias, na mesma hora) e junto da vela fazer uma oração pedindo proteção ao seu anjo. Essas palavras são individuais e cada médium deve ter sua maneira própria de se dirigir à seu Anjo.
Após a conversa com o Anjo da Guarda, fazer a Prece de Cáritas, uma oração muito poderosa tanto para acalmar nossas angústias quanto para os desencarnados que estiverem precisando de direcionamento.

LIMPEZA DO LAR
Defumação da sua casa com casca de alho ou casca de cebola e benjoim. Antes de defumar, consagrar a defumação aos Caboclos Juremeiros de Oxóssi, pedindo Vossa intercessão na limpeza desse ambiente. Defumar de dentro para fora.

BANHO DE DEFESA
Preparar um banho que deve ser feito principalmente na quaresma usando casca de Jurema Preta, poderosa para efeito de limpeza. Por se tratar de uma casca, deve-se fervê-la de três a cinco minutos e deve ser jogada da cabeça aos pés. Ao ativar a casca, antes da fervura, pedir a benção de mãe Jurema, equilíbrio e proteção.

FIRMEZA
Estrela de cinco pontas: riscar com pemba branca em um lugar de passagem na sua casa, uma estrela de cinco pontas. No topo da estrela, para o lado de dentro, firmar uma vela marrom pedindo a pai Xangô o equilíbrio para o lar e todas as pessoas que o habitam. Dentro da estrela, colocar um pedaço de carvão ao lado de um copo com água e sal grosso. Colocar também na estrela o nome das pessoas que moram na casa, em papel branco sem linhas, escrito a lápis (lápis contém grafite, que é um elemento mineral).
Esse ritual deve ser feito a noite; no dia seguinte, quando a vela tiver terminado, colocar o carvão dentro do copo com água. O copo deverá ficar atrás da porta da entrada de sua casa todos os dias da quaresma, funcionando como uma barreira para espíritos menos evoluídos.
Pode-se passar um pano no chão onde foi aberta a estrela usando água com um pouco de sal grosso ao término da vela, fechando o portal. No término da quaresma, a água deve ser jogada na rua e o carvão despachado em um jardim.

RECADO FINAL
Aproveite o momento da quaresma para reflexão. Refletir no sentido de se autoconhecer e se purificar. Tanto falamos em reforma íntima, em melhorar mas estamos mesmo nos empenhando?
É fato que todos nós vibramos por uma vida vitoriosa, longe dos pecados. O médium é cobrado todo o tempo por isso. Os católicos adotam o jejum da carne. Na Umbanda, não somos tão radicais mas, que tal jejuarmos também? Olorum, em sua infinita bondade nos permite uma vida livre, então que possamos ser livres para escolher o item de nosso sacrifício. Pense bem, algo que gostaria de banir da sua vida: um vício de jogo, bebida, droga, falar da vida alheia, proferir palavrões, ser ríspido com as pessoas que o cercam… pense bem! Podemos começar por aí, simples assim… Simples como a Umbanda. Basta você querer! Dedique seu sacrifício à Oxalá, clame por Ele e atendido será.
A Umbanda, tão maravilhosa como é nos fornece elementos e rituais para nos ajudar. Vale lembrar que eles não podem agir sozinhos. Uma erva sem uma ativação adequada é apenas um mato. Com a ativação correta, é um escudo de proteção poderosíssimo contra as investidas do baixo-astral.
Sejamos inteligentes e dignos ao utilizarmos todos os conhecimentos que estão disponíveis, ao colocar em prática os ensinamentos do Mestre Jesus. Assim, chegaremos triunfantes à Páscoa, com sentimento de ressurreição para uma vida nova, para uma vida com o amor de Oxalá em nossos corações.

Marisa Firmino da S. Sanches

Prece de Cáritas
Deus, nosso Pai, que sois todo o Poder e Bondade,
Dai forças àqueles que passam pela provação,
Dai luz àqueles que procuram a Verdade,
Ponde no coração do Homem q compaixão e a Caridade.
Deus! Dai ao viajor a estrela-guia,
Ao aflito, a consolação, o doente, o repouso.
Induzi o culpado ao arrependimento.
Dai ao Espírito a verdade, à criança, o guia, ao órfão, o pai.
Senhor! Que a Vossa Bondade se estenda sobre tudo o que criastes.
Piedade, Senhor, para aqueles que não Vos conhecem,
esperança para aqueles que sofrem.
Que a Vossa bondade permita aos espíritos consoladores
Derramarem por toda a parte a Paz, a esperança, a Fé!
Oh! Deus!
Um raio, uma centelha do Vosso amor pode iluminar a terra,
Deixai-nos beber nas fontes dessa Bondade fecunda e infinita.
E todas as lágrimas secarão, todas as dores se acalmarão.
Um só coração, um só pensamento
Subirá até Vós, como um grito de reconhecimento e de amor.
Como Moisés sobre a montanha, nós Vos esperamos com os braços abertos,
Oh! Bondade, oh! Beleza, oh! Perfeição.
Nós queremos, de alguma sorte, merecer a Vossa misericórdia.
Deus! Dai-nos força, ajudai o nosso progresso a fim de subirmos até Vós;
Dai-nos a caridade pura e a humildade; dai-nos a fé e a razão;
Dai-nos a simplicidade, Pai, que fará de nossas almas
O espelho onde se refletirá a Vossa Divina Imagem.

Amém!