Ciganos na Umbanda
Category : Central de Estudos
A LINHA DOS CIGANOS NA UMBANDA
Esta linha de trabalhos espirituais já é muito antiga dentro da Umbanda, no entanto poucos se deram ao trabalho de estudá-la e divulgá-la como mais uma de nossas linhas ou correntes espirituais.
É uma linha especial, pois tem seus rituais e fundamentos adaptados à Umbanda, já que eles remontam a um passado multimilenar e estão ligados ao próprio povo cigano cuja origem parece ser do antigo Egito, Europa Central, ou da Índia, segundo algumas informações.
Mas a origem não é importante para o nosso estudo e sim o que esses espíritos realizam como corrente espiritual voltada ao plano material.
O povo cigano tem suas cerimônias próprias e seus rituais coletivos adaptados à Umbanda e suas sessões são muito apreciadas e concorridas, pois seus trabalhos estão voltados para as necessidades mais terrenas dos consulentes.
É uma linha espiritual em franca expansão e temos até linhas da Esquerda “ciganas” tais como Senhor Exú Cigano e Senhora Pombagira Cigana(…).
Esses espíritos trabalham sob as irradiações dos orixás, mas louvam Santa Sarah Kali, que é a padroeira deste povo, nômade por natureza e por instinto de sobrevivência.
Ainda que não esteja muito bem definido, sob qual das sete irradiações atuam, nós os classificamos, por enquanto, como “do tempo” e os associamos às linhas espirituais regidas pelos orixás temporais: Oyá, Iansã e Oxalá.
Mas o tempo os definirá, pois é uma corrente espiritual expressiva dentro da religião umbandista e é um mistério em si mesma.
(Umbanda Sagrada – Religião, Ciência, Magia e Mistérios
Rubens Saraceni, Madras)