Evangelho no lar – Oiá
Category : Central de Estudos
Ritual: acender a vela branca ladeada com as pétalas, ervas e a jarra com água. Pode-se acender um incenso. Caso tenha algum nome ou foto, colocar ao lado da vela.
Oração: rezar a Ave Maria, o Pai Nosso ou outra que seja do agrado iniciando assim a sessão do Evangelho.
Leitura do texto
Explanação: as pessoas que se sentirem a vontade, poderão expor suas opiniões em relação ao texto.
Evocação:
Amada mãe Oiá! Estamos aqui postados diante de vós, para pedir bênçãos e sustentação para o nosso lar. Livre-nos das tentações, esgote nossos excessos de emotividade e irradie sobre nossa casa, sua luz pura e cristalina.
Beneficie-nos, Mãe Querida com seu giro cósmico positivo e ordenador e com vossa capacidade de acelerar nossa jornada evolutiva no plano da matéria, dinamizando nosso processo cármico, regidos pela lei, pela justiça e pelo amor de Cristo.
Conduza-nos, Divina Mãe, com seu amor, nos campos luminosos e também nos campos escuros, livrando-nos das perseguições e ajudando-nos com vossa proteção.
Salve mãe Oiá, salve o Tempo!
Encerramento: ao termino do culto, as pessoas poderão beber a água fluidificada.
Os moradores poderão se beneficiar com banho utilizando as pétalas das flores ou ervas.
Religiosidade
Religiosidade é a vivência equilibrada da fé, em todos os momentos de nossa vida. A religião é a viga mestra da estrutura que direciona os seres e os congrega em torno de Divindades acolhedoras, amorosas e irradiadoras das qualidades de Deus Pai.
O Tempo é a chave do mistério da fé, regido por nossa amada mãe Oiá, porque é na eternidade do Tempo e na infinitude de Deus que todas as evoluções acontecem. Na casa de Deus encontramos a luz necessária para nos auxiliar a superarmos os obstáculos, sem fraquejar diante das perturbações.
O ser humano é um ser religioso por natureza e, quando está em perfeita sintonia com a Fé, acredita ser verdadeiro filho de Deus e supera todas as barreiras interpostas em seu caminho.
Religiosidade significa vivenciar os princípios Divinos que regem a criação. A verdadeira religiosidade é o cultivo da fé em Deus, amor à Sua
Criação Divina, respeito com as criaturas e um sentimento de fraternidade com os semelhantes, não importando raça, cor ou religião.
Religiosidade é um aperfeiçoamento interno dos pensamentos, sentimentos, condutas pessoais, expectativas, posturas sociais e religiosas. É prática diária na vida. É servir à Deus. É estarmos com nosso íntimo ligado à Ele. É seguirmos um caminho de aperfeiçoamento próprio, de vitória sobre nós mesmos.
Mãe Oiá alimenta a alma de seus filhos com sua irradiação sempre que estão trilhando o caminho reto da fé, ladeados pelo amor e pela justiça Divina.
Que mãe Oiá, com suas ondas magnetizadoras possa abençoar esse lar, trazendo o fortalecimento da religiosidade em todos os seres aqui presentes.
Salve nossa mãe Oiá!
(Manual doutrinário ritualístico e comportamental umbandista – Editora Madras)