Evangelho no lar – pai Oxóssi
Category : Central de Estudos
Ritual: acender a vela branca ladeada com as pétalas, ervas e a jarra com água. Pode-se acender um incenso. Caso tenha algum nome ou foto, colocar ao lado da vela.
Oração: rezar a Ave Maria, o Pai Nosso ou outra que seja do agrado iniciando assim a sessão do Evangelho.
Leitura do texto
Explanação: as pessoas que se sentirem a vontade, poderão expor suas opiniões em relação ao texto.
Evocação: Amado pai Oxóssi, nós familiares e amigos aqui reunidos, vos evocamos e pedimos que nos cure dos males e doenças que nos afligem, ou a todas as pessoas, espíritos e criaturas que aqui não puderam chegar mas estão ligadas a nós pelos invisíveis fios do destino. Clamamos para nos envolver em vossa irradiação e, se for de nosso merecimento, sejam cortados e purificados os negativismos à nossa volta e afastados de nossas vidas os tormentos da ignorância falta de conhecimento, falta de fé, de passividade, de angústia, de solidão, de apatia e de maldade. Divino pai do conhecimento, permita que vossos guerreiros da luz venham em nosso auxílio, beneficiando nossa evolução. Conceda-nos o raciocínio divino para que sejamos prósperos, fraternos, amorosos e generosos com todos que nos cercam. Purifique nossos lares, familiares e amigos, formando ao nosso redor uma proteção de luz. Para que possamos ficar em paz e protegidos por vossa sagrada irradiação.
Rogamos a vós, para que sempre tenhamos um trabalho digno e que nunca nos falte, pelo menos o básico para nossa sobrevivência e a de nossos dependentes.
Salve pai Oxóssi!
Encerramento: ao termino do culto, as pessoas poderão beber a água fluidificada. Os moradores poderão se beneficiar com banho utilizando as pétalas das flores ou ervas.
Texto para leitura: O conhecimento
O conhecimento é um dos alicerces básicos para continuarmos ou começarmos nossa evolução, seja material, espiritual ou em qualquer realidade divina. Nós o adquirimos com os fatos que acontecem em nossas vidas, segundo nosso merecimento e nosso grau de evolução. Com sabedoria ou com sofrimento aprendemos a usá-lo de maneira correta e, quanto mais aptos estivermos e mais o tenhamos adquirido, mais e mais conhecimentos vão se abrindo para nós e assim, sucessivamente.
Olorum, conhece todos os seres de sua criação, e se manifesta no conhecimento, por intermédio do orixá Oxóssi. Com ele, aprendemos que a criação divina se estende a todos os seres, a todas as criaturas e a todas as realidades de Deus e adquirimos o respeito por tudo. Somos uma criação do sopro divino, que nos gerou e nos exteriorizou segundo a sua imagem e semelhança com raciocínio e discernimento, para adquirirmos consciência por meio desse conhecimento e podermos evoluir.
Muitas vezes, sentimos um vazio dentro de nós e nada adianta para preenchê-lo. Mas se nos deparamos com uma religião completa assim como a Umbanda, se nosso interesse é despertado e começamos a estudá-la profundamente, abre-se para nós, um leque tão grande de conhecimento acerca de toda a criação, que em pouco tempo estaremos incorporados a essa nova realidade e aquele vazio será preenchido.
O conhecimento-amor é uma conquista que buscamos exteriormente, mas temos de nos voltar para dentro de nós, a procura da verdade. Quando estivermos a receber e a manifestar conhecimentos, passaremos a ter diretamente a todo momento o amparo e a irradiação divina de pai Oxóssi, que estará atuando em nós, e a partir de nós, tornando-nos seus semeadores e, assim, seremos conduzidos a um dos vários começos das vias evolutivas de Deus.
Voltemo-nos de frente para pai Oxóssi, para a partir de hoje, recebermos sua irradiação divina.
Salve nosso pai Oxóssi!
(Manual doutrinário ritualístico e comportamental umbandista – Editora Madras – adaptado)