Evangelho no lar – mãe Obá
Category : Central de Estudos
Ritual: acender a vela branca ladeada com as pétalas, ervas e a jarra com água. Pode-se acender um incenso.
Caso tenha algum nome ou foto, colocar ao lado da vela.
Oração: rezar a Ave Maria, o Pai Nosso ou outra que seja do agrado iniciando assim a sessão do Evangelho.
Explanação: as pessoas que se sentirem a vontade, poderão expor suas opiniões em relação ao texto.
Amada mãe Obá, nós vos evocamos e pedimos amparo, proteção espiritual e ajuda justa. Não nos deixe sucumbir na ignorância e na falta de fé.
Amplie, ó mãe, nosso conhecimento e capacidade mental, paralisando tudo o que estiver desvirtuado em nosso caminho, transformando-o em conhecimento puro e verdadeiro.
Purifique-nos ó mãe, dos possíveis desvios de nossa personalidade. Ajude-nos a ter resistência mental e uma linha de raciocínio clara e verdadeira. Livre-nos da demência, de confusões, dúvidas, erros e má compreensão das coisas.
Ative nossa capacidade de reflexão, meditação e aprendizagem corretas com concentração, firmeza de propósito, consistência e sustentação, para darmos bom uso aos nossos conhecimentos.
Querida mãe Obá, que sua natureza vegetal, suas flores, seus frutos e todo seu néctar sejam um remédio para nossas vidas. Ó mãe, vós que sois a seiva viva onde as sementes germinam, abençoe nosso pão de cada dia, fruto de vossa terra generosa, e faça com que ele nunca falte em nossas mesas.
Abençoe nossos familiares, nossas crianças, nossos idosos, para que nunca lhes falte o vosso divino amparo.
Encerramento: ao termino do culto, as pessoas poderão beber a água fluidificada.
Os moradores poderão se beneficiar com banho utilizando as pétalas das flores ou ervas.
A verdade
Verdade é o princípio real, certo, correto, autêntico e sincero. A verdade absoluta só está contida no Divino Criador, que está concentrada nas qualidades de mãe Obá.
Nossa percepção de verdade se tornará mais limpo e nosso desejo de coração mais sublime, mais santo se preenchermos nosso espírito com pensamentos elevados e meditarmos sobre o amor e misericórdia divinos. O conhecimento da verdade depende mais da simplicidade, da pureza de propósito de uma fé sincera e confiante, do que da capacidade intelectual.
Não há melhor agente de purificação do que a chama da verdade espiritual. Quem a conhece e a ela se dedica será purificado. Só o que é verdadeiro tem em si mesmo uma densidade e uma resistência própria que o eterniza no tempo e na mente dos seres.
O conhecimento da verdade é dado àquele que vive na força da fé, que domina o eu pessoal, as ilusões e as impressões dos sentidos. O ignorante e o descrente não acham sequer o começo do caminho que conduz à paz.
O saber ou conhecimento perfeito em si mesmo é o coroamento de todas as ações. Ele nos livra da confusão, da dúvida, da má compreensão e dos erros.
Tudo o que existe no grande todo que é Deus, forma uma só vida. Quem atingiu esse conhecimento e sabedoria, entra na paz suprema, na quietude de mãe Obá. E como Jesus Cristo nos ensinou “A verdade vos libertará”.
Salve nossa mãe Obá!
(Manual doutrinário ritualístico e comportamental umbandista – Editora Madras – adaptado)