Evangelho no lar – pai Oxumaré

Evangelho no lar – pai Oxumaré

Ritual: acender a vela branca ladeada com as pétalas, ervas e a jarra com água. Pode-se acender um incenso. Caso tenha algum nome ou foto, colocar ao lado da vela.

Oração: rezar a Ave Maria, o Pai Nosso ou outra que seja do agrado iniciando assim a sessão do Evangelho.

Leitura do texto

Explanação: as pessoas que se sentirem a vontade, poderão expor suas opiniões em relação ao texto.
Amado pai Oxumaré, senhor da renovação Divina! Nós, familiares e amigos aqui reunidos, Vos evocamos e pedimos que nos cure, com Vossa luz cristalina colorida dos males ou doenças que nos afligem, assim como todas as pessoas, espíritos e criaturas ligados a nós pelos fios invisíveis do destino. Envolva-nos em vossa irradiação e, se for de nosso merecimento, dilua os negativismos à nossa volta e afaste de nossas vidas os tormentos da falta de amor, de fé, da passividade, da angústia, da solidão, da apatia e da maldade.
Divino Pai da renovação, permita que vossos guerreiros do Arco-Íris venham em nosso auxílio, beneficiando nossa evolução.
Conceda-nos a renovação de sentimentos e emoções para que sejamos prósperos, fraternos, amorosos e generosos com todos que nos cercam.
Renove nossos lares, familiares e amigos formando ao nosso redor uma proteção de luz para que possamos ficar resguardados e Amado pai Oxumaré, nos dê sua bênção, proteção e principalmente caminhos abertos para que a terra onde joguemos nossas sementes estejam férteis e as façam prosperar.

Salve nosso Divino pai Oxumaré!

Encerramento: ao termino do culto, as pessoas poderão beber a água. Os moradores poderão se beneficiar com banho utilizando as pétalas das flores ou ervas.

Renovar
Renovar significa tornar novo, modificar, recomeçar, brotar. A renovação dos seres é o campo preferencial do orixá Oxumaré, que é representado pelo sagrado Arco-Íris. Pai Oxumaré é a renovação constante na vida de um ser. Renovação é aperfeiçoamento constante e por isso não podemos cultivar mágoas. O que importa é principalmente a renovação de nosso íntimo com disciplina, trabalho, consciência tranquila, para nos conectarmos com Deus e divinizarmos nossos espíritos.

Aperfeiçoamo-nos a cada dia, curando nossos defeitos, aprimorando nossas ações e purificando nossos sentimentos. Para que aconteçam as renovações, pai Oxumaré atua lenta e sutilmente na vida dos seres, diluindo sentimentos, atitudes e uniões.
Muitos veem a religião, como escape, achando que ela os livrará de provações e dificuldades mas não fazem nenhum esforço para mudar radicalmente suas vidas. Temos o poder de escolha e o que desejamos ser só depende de nós. Ninguém está isento de dificuldade, mas quem recebe a palavra de Deus em seu coração e a renova seu íntimo, seus sentimentos e atitudes, quando vem a aflição, não se torna inquieto, sem confiança e nem desanimado.

Encontramos Deus na alegria da natureza, no canto, na música, na dança, na fartura do alimento comum, no amor aos semelhantes, na benção do ancião, no sorriso da criança, no nascer  de um filho, no amor do casal feliz ou no trabalho diário. Pai Oxumaré é o Divino Trono da renovação da vida. O orixá que tanto dilui as causas dos desequilíbrios quanto gera de si as condições ideais para que tudo seja renovado, já em equilíbrio e harmonia.

A nós, umbandistas, cabe-nos purificar nosso íntimo, renovar a religiosidade e a fé nos sagrados orixás, lidando simultaneamente com o nosso meio, sem nos dissociarmos de nada ou de ninguém a nossa volta. É importante que alcancemos os dons das virtudes e da harmonia e que assumamos as nossas responsabilidades para Deus quer que cada alma seja centro emanador de suas luzes.

Salve nosso pai Oxumaré!
(Manual doutrinário ritualístico e comportamental umbandista – Editora Madras – adaptado)