Evangelho no lar – mãe Oxum
Category : Central de Estudos
Ritual: acender a vela branca ladeada com as pétalas, ervas e a jarra com água. Pode-se acender um incenso.
Caso tenha algum nome ou foto, colocar ao lado da vela.
Oração: rezar a Ave Maria, o Pai Nosso ou outra que seja do agrado iniciando assim a sessão do Evangelho.
Leitura do texto
Explanação: as pessoas que se sentirem a vontade, poderão expor suas opiniões em relação ao texto.
Evocação: amada mãe Oxum, nós vos evocamos e pedimos que vossas Divinas vibrações purifiquem esse lar, seus moradores, amigos e familiares para que a partir de agora possam trilhar os caminhos luminosos que os conduzirão à Deus.
Envolva-nos em suas irradiações e vibrações, afastando de nossas vidas a falta de amor e desunião. Dê-nos Amor Divino para que possamos atravessar todas as atribulações de nossas vidas com fé, amor e resignação.
Forme ao redor dos moradores dessa casa uma proteção de luz, para que possam viver neste local em paz e harmonia, protegidos e ungidos pelas bênçãos de nosso Pai Maior.
Harmonize nossas famílias, aproxime os casais, os pais, os filhos e irmãos. Abençoe nossos amigos envolvendo-os com seu manto de amor e misericórdia.
Sagrada mãe do amor de Deus, dê-nos a vossa benção e proteção.
Aieiê mamãe Oxum!
Encerramento: ao termino do culto, as pessoas poderão beber a água fluidificada.
Os moradores poderão se beneficiar com banho utilizando as pétalas das flores ou ervas.
Texto para leitura:
O amor
O amor é um sentimento abstrato, não se pode vê-lo nem tocá-lo, que se expressa dependendo de cada pessoa com maior ou menor intensidade, conforme o grau de evolução daquele que o manifesta. Não há como comprá-lo ou fingir que o temos. É o amor que nos leva ao desenvolvimento das mais nobres virtudes humanas: a compreensão, a tolerância, a paciência, o entendimento do sentido da união e fraternidade e a doação sem condicionamentos.
Estamos sempre recebendo a manifestação do amor Divino, pela própria graça da vida e por isso deveríamos saber amar a tudo e a todos, como o Mestre Jesus nos amou e procurou ensinar, quando de Sua passagem pelo mundo.
O amor é uma conquista pessoal, como o amor por outra pessoa, por uma religião, enfim…é vencer egos, conceitos e preconceitos. Uma vez conquistado, nenhuma outra pessoa conseguirá tirar-nos ou nos fazer perder esse sentimento. Mas, para que isso se fortifique e se intensifique dentro de nós, devemos sempre estar em afinidade e sintonia com Deus. Essa sintonia irradia uma camada vibracional que estruturará em nós, sentimentos puros, determinação, amor, paz, equilíbrio e principalmente a vontade de amar e fazer o bem ao próximo.
Só o amor fortalece nosso mental, criando ao nosso redor um campo protetor, como um escudo e fazendo com que seja manifestado e reine, com muita intensidade na vida das pessoas.
O amor sempre esteve presente em nossas vidas: o amor de mãe para filho, de pai para filho, de filhos para pais, de filhos para avós e tios.
Voltemo-nos para Deus, Pai, nosso Criador e sejamos gratos e fraternos por receber seu amor. Que possamos retribuir esse amor sendo felizes em nossas vidas, com nossos familiares, evitando conflitos e seguindo sempre em união e harmonia.
“Ainda que eu falasse a língua dos homens, e que eu falasse a língua dos Anjos, sem amor, eu nada seria!”
Jesus Cristo
(Manual doutrinário ritualístico e comportamental umbandista – Editora Madras – adaptado)