Evangelho no lar – Oxalá

Evangelho no lar – Oxalá

familia61Ritual: acender a vela branca ladeada com as pétalas, ervas e a jarra com água. Pode-se acender um incenso.
Caso tenha algum nome ou foto, colocar ao lado da vela.

Oração: rezar a Ave Maria, o Pai Nosso ou outra que seja do agrado iniciando assim a sessão do Evangelho.

Leitura do texto

Explanação: as pessoas que se sentirem a vontade, poderão expor suas opiniões em relação ao texto.

Evocação: Amado Pai Oxalá, nós vos evocamos e pedimos que envie os bons espíritos para que possam purificar esse lar, fortalecendo assim os seus moradores, parentes, amigos e pessoas ligadas a eles.
Encaminhe todo e qualquer irmãozinho que possa estar nesse lar, perdido em busca de uma luz, que seja encaminhado para o seu lugar de merecimento.
Pedimos humildemente que sejamos merecedores do vosso amparo divino e do vosso amor para que possamos sempre buscar e praticar seus ensinamentos sagrados.

Encerramento: ao termino do culto, as pessoas poderão beber a água fluidificada.
Os moradores poderão se beneficiar com banho utilizando as pétalas das flores ou ervas.

A fé
“Quem tiver a fé do tamanho de um grão de mostarda, removerá montanhas” – Jesus Cristo

A fé é um atributo principal de nosso pai Oxalá. A fé não se ensina, ela é buscada ou fortalecida no íntimo de cada um. Não é fanatismo e não é apenas um sentimento; é um estado mental consciente e racional; é o reconhecimento do ser como criatura divina, é o elo do ser com o Divino Criador.

A fé, na Umbanda, é um estado de espírito, é sinônimo de trabalho em prol do próximo. A fé é a consciência das faculdades que trazemos adormecidas em nosso íntimo, que precisam germinar e crescer. Ela é a principal via evolutiva pela qual trazemos o céu para a terra, sem precisar aguardar a morte do corpo físico, para chegarmos até Deus. Temos Ele vivo, vibrante e atuante.

A fé se fundamenta em três pilares essenciais: crença, confiança e certeza. Na fé não existem dúvidas, ou se crê ou não se crê. A crença é de foro íntimo de quem a tem e se a temos ela assegura o bom êxito dos nossos empreendimentos.  Se confiamos em Deus positivamente e com otimismo, atraímos as forças criadoras do universo. Com a sólida certeza de que Deus existe e está presente em nossas vidas, magnetizamos essa condição de certeza e quando nos entregamos a uma tarefa, ela será coroada de êxito. A sintonia com o Altíssimo, pela fé gera um campo magnético de proteção, força interior, paz e equilíbrio fazendo com que a força mental e espiritual se manifeste e se realize. Essa sintonia necessita de corações limpos, simples, corajosos e repleto de fé no Divino Criador Olorum.

Os mecanismos da fé são ativados a partir do íntimo de cada um ou de seu exterior. É o despertar da força e do poder dos semideuses que somos uma vez que fomos criados a imagem e semelhança de nosso Pai absoluto. Temos parte da Essência Divina latentes, adormecidas e a medida em que a despertamos e desenvolvemos, as coisas acontecem a partir de nós, abençoadas pelo Criador.

Salve nosso pai Oxalá!
(Manual doutrinário ritualístico e comportamental umbandista – Editora Madras)